[ editar artigo]

Como aliviar o intestino preso na gravidez?

Como aliviar o intestino preso na gravidez?

A boa alimentação é fundamental durante toda a gravidez por uma série de motivos e entre eles está a prisão de ventre (intestino preso), mas como devemos evitar medicamentos durante a gravidez, podemos tentar solucionar ou amenizar este incomodo através da alimentação.

Devido a alterações hormonais e físicas que acontecem no corpo da gestante, são comuns as reclamações de que o intestino está preso, principalmente após o segundo trimestre da gestação que é quando o bebê está maior e o intestino fica mais pressionado.

Como aliviar o intestino preso na gravidez?

Beba muito líquido, o ideal é beber de oito a dez copos de água por dia. Os sucos naturais, água de coco e vitaminas com mamão são ótimas opções para ajudar o intestino. A ingestão de líquidos é muito importante para facilitar a passagem das fezes pelo intestino.

Alimentos ricos em fibras (aveia, pães integrais, cereais), frutas, verduras e legumes estimulam o trânsito intestinal. Coma frutas como o mamão, manga, laranja, ameixa e damasco. Evite maçã, goiaba, banana e pêra que são frutas que contribuem para a prisão de ventre (prendem o intestino). Fazer a alimentação em horários regulares ajuda bastante, alimente-se em intervalos curtos não deixando ultrapassar o período de três horas entre uma refeição e outra, mas coma de maneira saudável.

Exercícios como hidroginástica, yoga e caminhada estimulam o movimento intestinal, favorecendo a eliminação das fezes.

Uma opção de remédio caseiro natural para aliviar o intestino preso é deixar ameixas pretas em uma jarra de água e beber de dois três copos por dia, isto vai ajudar no trânsito intestinal, pois o líquido umedece as fezes e ajuda na sua alimentação.

Lembre-se que nunca devemos tomar laxantes durante a gravidez sem que o médico tenha autorizado. Se todos esses cuidados não forem suficientes, consulte seu obstetra, somente ele poderá avaliar seu estado.

 

Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123 Seguir

Redação Bebê 123

Ler matéria completa
Indicados para você