[ editar artigo]

Como calcular a gravidez em semanas?

Como calcular a gravidez em semanas?

Quando descobrimos a gravidez tudo é novo, inclusive a maneira como calculamos a gestação. Pois é, estamos tão acostumas a perguntar; você está de quantos meses? E de repente vem à resposta “6 semanas” e ficamos confusas.

Mas isto acontece só no inicio e depois nos acostumamos com essa contagem que é muito usada pelo obstetra, isto porque, é em semanas que o médico calcula a idade gestacional.

Como não é possível saber a data exata da concepção (encontro do espermatozoide com o óvulo) iniciamos a contagem antes mesmo de engravidar, o calculo é simples e se baseia no 1º dia da última menstruação.

A concepção acontece no período fértil da mulher que é por volta do 14º dia após o 1º dia da última menstruação, por isso quando é feito um exame para confirmar a gravidez, provavelmente a mulher já está com quatro semanas ou mais.

A contagem de semana a semana é fácil: marque num calendário o primeiro dia da sua última menstruação. A partir desta data, conte sete dias. Portanto, o seu bebê tem uma semana de vida. A cada novos sete dias, ele terá mais uma semana.

Mesmo o médico se baseando no 1º dia da última menstruação para calcular o tempo exato de gravidez, ele só irá confirmar a data provável do parto após o primeiro ultrassom. A gravidez dura em média 40 semanas podendo se estender até 42 semanas.

Se quiser, é possível fazer a contagem por trimestre. Acompanhe o esquema de cálculo de gestação abaixo:

Calculando a gravidez em semanas

Primeiro trimestre de gestação:

  • 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês
  • 5 a 9 semanas de gestação: 2 meses
  • 10 a 13 semanas de gestação: 3 meses

Segundo trimestre de gestação:

  • 14 a 17 semanas de gestação: 4 meses
  • 18 a 22 semanas de gestação: 5 meses
  • 23 a 26 semanas de gestação: 6 meses

Terceiro trimestre de gestação:

  • 27 a 31 semanas de gestação: 7 meses
  • 32 a 35 semanas de gestação: 8 meses
  • 36 a 40 semanas de gestação: 9 meses

Fique tranquila você vai acabar se acostumando a contar em semanas sua gravidez e com certeza vai perceber que as pessoas ficarão confusas quando você disser de quantas semanas você esta grávida.

 

Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123 Seguir

Redação Bebê 123

Ler matéria completa
Indicados para você