[ editar artigo]

Dicas para escolher o nome do seu filho

Dicas para escolher o nome do seu filho

Tradicional, moderno ou criativo? Dúvidas na hora de escolher o nome do seu filho?

Ana, Davi, Bianca, Guilherme... você acaba de realizar o tão esperado ultrassom e descobre o sexo do seu bebe, uma das primeiras frases que passa a ouvir é: como ele (a) vai se chamar?

Escolher o nome do seu bebê é um desafio, alguns pais decidem durante a gestação, outros durante o parto e ainda tem aqueles que escolhem assim que conhecem a carinha do mais novo membro da família. O importante é ter alguns nomes em mente e já pré-definidos para quando chegar o tão esperado momento poder registrar sem erros.

Dicas para te ajudar a escolher o nome do seu filho:

O nome descreve a personalidade, por isso, toda nomenclatura tem um significado. Se você tem dúvidas de qual nome escolher, veja aqui algumas dicas;

  • Escreva os nomes que você esta na duvida em um papel e leia em voz alta, como o nome é mais falado do que lido, imagine cenas em que a criança é chamada.
  • Procure a história e o significado do nome, conheça a origem dele.
  • Peça opinião de seus familiares na escolha.
  • Cuidado com nomes de figuras públicas ou celebridades, normalmente esses nomes associam-se a estilos e de repente seu filho pode não ter esse estilo ou não gostar dele.
  • Nomes exóticos, em outro idioma ou muito diferentes precisam ser sempre soletrados, pois podem gerar constrangimento. Considere grafia e pronuncia correta.
  • Cuidado com nomes inventados, originalidade deve estar sempre dentro do bom senso.
  • Se estiver pensando em um nome muito comprido, verifique como ele será diminuído ao ser falado, além de gostar do nome, tem que gostar do apelido: Letícia vira Lê; Carolina, Carol; Guilherme, Gui.
  • Fique atenta na hora de escolher um nome composto, algumas combinações não dão certo como, por exemplo, Renata Priscila. Soa melhor um nome básico e outro mais forte como Maria Eduarda.
  • Não duplique letras ou substitua “ i ” por “ y “, como Gyselle.

Houve um tempo em que nomes estrangeiros estavam na moda, ou que a criatividade contava na hora da escolha. Mas nos últimos anos os nomes convencionais tem estado em alta novamente, mostrando a opção pela simplicidade na hora da escolher do nome do filho.

Segundo uma pesquisa realizada em 2008, pela Secretária de Estado da Saúde (de São Paulo), Julia e Gabriel são os nomes da moda, entre os bebês nascidos no SUS (Sistema Único de Saúde). O levantamento contempla o Hospital e Maternidade Interlagos, que realiza cerca de 430 partos por mês; 5,1 mil no ano. De acordo com o balanço de 2008 nasceram 51 “ Júlias ” e 57 “ Gabriéis “. Os segundos colocados foram Maria Eduarda (38) e Kauan (43).

Veja os nomes mais registrados nos cartórios brasileiros;

Nomes de meninas e seu significado:

Ana - cheia de graça
Beatriz - faz os outros felizes
Bianca - alva, clara
Gabriela - enviada de Deus
Geovana - jovem
Júlia - cheia de energia
Letícia - alegria
Maria - senhora, soberana
Mariana - junção de Maria e Ana
Yasmim - flor de jasmim

Nome de meninos e seu significado

Davi - o amado                  
Gabriel - enviado de Deus               
Guilherme - protetor          
João - Deus é gracioso                
Lucas - luminoso                 
Luiz - lutador                 
Mateus - homem de Deus          
Pedro - pedra, rocha             
Rafael - curado por Deus              
Vinícius - aquele que cultiva a uva             

 Aproveite as dicas e boa escolha!

Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123 Seguir

Redação Bebê 123

Ler matéria completa
Indicados para você