[ editar artigo]

Dietas, nutrição e autoestima no pós-parto!

Dietas, nutrição e autoestima no pós-parto!

Depois do nascimento do seu bebê, nada de descuidar da sua saúde e bem-estar. Dá, sim, para aliar os dois cuidados e ser muito feliz!

Alimentos certos, cuidados com a saúde, suplementos vitamínicos, consultas regulares no médico, preocupação com estar tudo pronto para a chegada do bebê....

Durante a gravidez, as futuras-mamães ficam cheias de preocupações, e não é à toa, afinal, a gente sabe o quanto a vida muda depois da chegada de um filho e o quanto esse pode ser um momento mágico na vida da mulher. Mas, passados os nove meses de espera, nasce o seu pequeno e traz um mundo novo, cheio de desafios para os pais. É tanto cuidado com o pequeno, que as mamães acabam se esquecendo dos cuidados com elas mesmas, o que não é certo. Por isso, fizemos uma listinha da atenção que você deve dar também a você depois do parto.

  • Se alimente bem!

A gente sabe que a rotina com um pequeno em casa não é fácil. Preocupação com as mamadas, choros, cólicas, noites sem dormir. E tudo isso faz com que as mamães esqueçam um pouco de fazer coisas básicas, mas necessárias, como se alimentar bem. Se você estiver amamentando, lembre-se que esse não é o momento certo para dietas radicais, porque a alimentação durante a amamentação deve ser rica em nutrientes, até para que o leite da mãe sempre chegue bem nutritivo ao bebê.

Se atente também a essas dicas:

  • Todas as refeições no dia, com os nutrientes necessários: 

Nada de pular o almoço ou o jantar, porque está cansada demais, isso só fará com que você adquira uma fraqueza e possa não ter forças para cuidar do seu bebê. Faça todas as refeições do dia sempre com alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras. As mães que passaram por uma cesárea devem ter ainda mais atenção ao consumo de alimentos ricos em cálcio e fibras e também o colágeno, que vai ajudar a pele no momento da cicatrização feita durante a cirurgia.

  • Dieta só após o desmame: 

você de certa maneira já vai fazer uma boa dieta durante a amamentação, principalmente porque vai evitar comer besteiras e comer alimentos mais naturais, mas reduzir as calorias só mesmo depois que o seu filho parar de mamar. Procure a ajuda de uma nutricionista para que ela monte o seu cardápio com um número menor de calorias e ajude você a emagrecer, com saúde. E tenha sempre paciência, não é de uma hora para a outra que sua barriga vai desaparecer ou o peso voltar ao normal, isso é natural e acontece com todas as mulheres. Fique tranquila!

  • Cuide da sua autoestima!

Você chega em casa e já tem que colocar o pequeno para dormir, minutos depois ele vai mamar, em seguida chamará você para trocar a fralda, sem contar que nos momentos de pausa surgem as visitas e a organização da casa... Ufa! E nessa rotina desenfreada, muitas mães acabam esquecendo de si mesmas, de ter um espacinho só para cuidarem de sua beleza e se sentirem bem com elas, e isso pode desencadear a temida depressão pós-parto. Separamos algumas dicas para manter a sua autoestima nesse momento:

  • Divida as tarefas:

Não deve existir vergonha nenhuma em separar as tarefas de cuidados com o bebê e com a casa com o seu parceiro. E nessas horas, você aproveita para descansar um pouco. Aqui não vale o orgulho e toda ajuda é sempre bem-vinda!

  • Cuide de você!

Nesses momentos de descanso, em que alguém estiver de olho no bebê para você, procure descansar, ler um livro, ver um filme que gosta e fugir um pouco da rotina que está mais atenuante. Você deve se distrair sem culpa!

  • Momento à dois.

Esse é um grande desafio para muitos casais, afinal, a gente sabe que fica bem difícil sair para jantar, curtir um cinema com um bebê novo em casa. Mas se a sua mãe, por exemplo, se dispôs a ficar um pouquinho com o bebê, aproveite para se arrumar e propor uma saidinha rápida com o seu marido, nem que seja uma horinha de volta no shopping ou uma ida rápida a algum restaurante. Esse momento vai agradar, tanto a você, quanto a ele. E se ninguém se dispor a ajudar, ou você mesma preferir não ficar longe do bebê, proponha uma sessão de cinema em casa, à dois!

E, por fim, lembre-se sempre que você é uma super-mãe e dedicar alguns momentos para você não vai fazer isso mudar. Com toda certeza seu bebê quer também sempre ver você feliz!

Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123 Seguir

Redação Bebê 123

Ler matéria completa
Indicados para você