[ editar artigo]

Endometriose causa infertilidade?

Endometriose causa infertilidade?

A dificuldade para ter filhos pode acontecer por uma série de motivos e a endometriose é um deles. Considerada hoje uma das principais causas da infertilidade, o endométrio é a mucosa que reveste a camada interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, na endometriose essa mucosa se forma em outras partes do corpo.

A endometriose causa uma alteração hormonal, fazendo com que a mulher ovule menos. As trompas, que ligam o ovário ao útero tendem a grudar em outros órgãos e ficar estático o que dificulta a chegada dos óvulos, mesmo quando o óvulo é fecundado e chega ao útero, ele tem dificuldade para se fixar na parede do útero.

Causas da endometriose

As causas da endometriose ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.

Um exame chamado histeroscopia é capaz de identificar a doença, ele permite ver dentro do útero e é capaz de identificar outros problemas como o mioma e o pólipo.

Quando o endométrio é formado dentro do útero em mulheres que não tem a doença ele é expelido automaticamente a cada menstruação, esse processo de eliminação pode ser acompanhado de dor, a famosa cólica.

Em mulheres que tem a endometriose, a doença pode ser resolvida através de uma cirurgia que se chama laparoscopia, que também é indicada para quem tem trompas obstruídas ou aderências intestinais que atrapalhem a fecundação.

Cuidado com a cólica, ela deixa de ser normal quando impossibilita a mulher de fazer suas atividades normais ou quando dura mais que três dias, procure um médico ela pode ser sinal de algum problema.

Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123 Seguir

Redação Bebê 123

Ler matéria completa
Indicados para você