[ editar artigo]

Papel dos pais: O papel do pai é tão importante quanto o da mãe?

Papel dos pais: O papel do pai é tão importante quanto o da mãe?

 

Qualquer um pode ter um filho, mas ser pai leva uma vida inteira. Os pais desempenham um papel na vida de toda criança que não pode ser preenchida pelos outros. Esse papel pode ter um grande impacto em uma criança e ajuda a formar seu caráter.

Há uma crescente pesquisa de que as interações com o pai são igualmente importantes, se não mais, do que a interação com a mãe no desenvolvimento positivo da criança.

Os pais, como as mães, são pilares no desenvolvimento do bem-estar emocional de uma criança. As crianças olham para seus pais para estabelecer as regras e aplicá-las. Eles também olham para seus pais para proporcionar uma sensação de segurança, tanto física quanto emocional.

As crianças querem deixar seus pais orgulhosos e pais envolvidos promovem crescimento e força interior.

Os pais não apenas influenciam na pessoa que a criança se torna. Mas também como elas irão se relacionar com as pessoas à medida que crescem.

A importância do pai no desenvolvimento da criança

Um estudo na Alemanha mostrou que os pais que brincavam com seus dois anos de idade de maneiras sensíveis, solidárias e desafiadoras tinham relacionamentos mais fortes com as mesmas crianças entre as idades de 10 e 16 anos.

A maneira como um pai trata seu filho influenciará o que ele ou ela procura em outras pessoas. Ou seja, os padrões que um pai estabelece nas relações com seus filhos ditarão como seus filhos se relacionam com outras pessoas.

Pais e Filhas

Um pai é importante para a filha, pois mostra à filha como é que deve ser um relacionamento com um homem. Portanto, ele é importante porque ele é o primeiro homem que ela vai conhecer na vida.

Se um pai é amoroso e gentil, sua filha procurará essas qualidades nos homens quando tiver idade suficiente para começar a namorar. Se um pai é forte e valente, ela se relacionará com homens do mesmo caráter.

Pais e filhos

Ao contrário das meninas, que modelam suas relações com os outros com base no caráter de seu pai, os meninos se moldam segundo o caráter de seu pai.

Se um pai é atencioso e trata as pessoas com respeito, o menino crescerá da mesma forma. Os filhos imitarão automaticamente o comportamento do pai. Se um pai é amoroso, gentil, solidário e protetor, os meninos vão querer ser isso.

Quando um pai está ausente, os meninos olham para outras figuras masculinas para definir as “regras” de como se comportar e sobreviver no mundo.

Como ser um bom pai

http://empreendedona.com.br/wp-content/uploads/2018/09/importancia-do-pai2-300x188.jpg

Um bom pai pode ensinar a criança a compreender a necessidade de perseverar. Assim, ela pode superar os desafios da vida e não desistir.

Em resumo, um bom pai ensinará e transmitirá seus bons valores e princípios pessoais, familiares e sociais a seu filho. Além disso, um bom pai sabe que deve sacrificar parte de seu próprio tempo livre pra educar e prover todo suporte emocional que seu filho precisa.

Pra você quais outra características que um bom pai deve possuir? Conte-nos abaixo!

Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123 Seguir

Comunidade Bebê 123, um espaço para compartilharmos experiências e conteúdos sobre a maternidade.

Ler matéria completa
Indicados para você