[ editar artigo]

Posso tomar chá na gravidez? Sim ou não?

Posso tomar chá na gravidez? Sim ou não?

Quem não gosta de um refrescante chá gelado no calor ou um delicioso chá quentinho no inverno? O fato é que os chás agradam muita gente e são extremamente saborosos, mas será que tomar chá na gravidez não faz mal?

Por mais que a bebida seja deliciosa, quando se está gravida algumas coisas podem mudar um pouco de figura e todo cuidado é pouco. Durante a gravidez surgem muitas dúvidas e o que é permitido ou não comer e beber é uma delas, afinal existem mesmo substâncias que não são nada indicadas para as gestantes e nem para o bebê.

Os cuidados que as grávidas devem ter na gravidez vão muito além de só tomar o poderoso ácido fólico e é preciso estar atento para conhecer o que pode ser benéfico e o que pode oferecer riscos tanto para a mamãe quanto para o feto.

Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC, revelou que as gravidas americanas tomam chá com maior frequência durante o primeiro trimestre de suas gestações, período mais crítico para isso, afinal, o bebê está em formação.

O que muita gente não sabe é que alguns chás podem, inclusive, ser abortivos, enquanto outros contém uma grande quantidade de cafeína, que não é recomendada durante a gravidez.

Porém, nada disso quer dizer que a mulher não pode tomar chá na gravidez, apenas que há alguns deles não são indicados para esse período, entendeu?

Quais os chás posso ou não posso tomar na gravidez?

Sim! A grávida pode sim tomar chá na gravidez, entretanto o ideal é optar por chás claros e eles não devem ser consumidos todos os dias. Os mais indicados para as gestantes são aqueles que possuem efeito calmante, como o chá de erva cidreira e erva doce.

Então, se você gosta e quer tomar chá na gravidez, veja a lista de chás que podem ser tomados sem restrição, porém, como já foi dito, não todos os dias.

  • Chá de camomila: propriedades calmantes e digestivas
  • Erva-doce: propriedades calmantes e digestivas e estimula a produção de leite materno
  • Erva-cidreira: propriedades calmantes e digestivas
  • Capim-limão: propriedades calmantes e digestivas
  • Frutas vermelhas: não é comprovado mas acredita-se que ele ajuda a tonificar os músculos do útero, contribuindo para o trabalho de parto.

Alguns outros chás não devem ser consumidos, pelo fato de terem uma dose mais alta de cafeína ou estimularem as contrações. Isso porque a cafeína é um estimulante, podendo deixar a grávida e o bebê agitados e elevar a frequência de batimentos cardíacos. Então, se você quer tomar chá na gravidez, tudo bem, mas evite esses:

  • Chá preto, mate, branco e verde: são chás que contém propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e podem causar palpitações cardíacas pois elevam a frequência de batimentos.
  • Chá de boldo: muito consumido para ajudar com distúrbios gástricos ele possui efeitos tóxicos graças a presença de uma substância chamada ascaridol e pode, inclusive, causar abortos.
  • Chá de hortelã: desestimula a produção de leite materno, devendo ser evitado não somente durante a gravidez como também depois.
  • Chá de cravo-da-índia: embora tenha efeitos relaxantes esse chá também deve ser evitado.
  • Chá de canela: pode provocar uma contração da musculatura uterina e diminuir o fornecimento de sangue ao útero.
  • Chá de confrei: efeitos abortivos
  • Chá de gengibre: nem em chá, nem em raiz pois o gengibre possui efeito abortivo e deve ser evitado.

Por fim vale lembrar que o melhor a fazer é sempre procurar o aconselhamento do seu médico se quiser tomar chá na gravidez. Aproveite!

Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123 Seguir

Redação Bebê 123

Ler matéria completa
Indicados para você